Trabalho e dinheiro: a teoria monetária marxista e o dinheiro de crédito

Abstract

O presente trabalho discute a teoria monetária de Marx frente aos desenvolvimentos do capitalismo do século XXI. Defendemos que o dinheiro é uma mercadoria mesmo no capitalismo moderno porque mercadoria é uma forma social, portanto, o dinheiro tem valor (mas não um preço). O dinheiro de crédito é equivalente geral porque funciona como um símbolo de valor ancorado em uma forma de capital fictício, o passivo do Banco Central, além de guardar uma relação com o trabalho social. Para mostrar a relação entre o dinheiro e o trabalho abstrato seguimos a formalização da expressão monetária do tempo de trabalho (MELT) em uma economia de dinheiro de crédito. Ao final discutimos algumas teorias de inflação com raiz na teoria monetária de Marx.

Publication
Revista da Sociedade Brasileira de Economia Política (Vol. 51)
Click the Cite button above to demo the feature to enable visitors to import publication metadata into their reference management software.
Click the Slides button above to demo Academic’s Markdown slides feature.

Supplementary notes can be added here, including code and math.

Bruno Miller Theodosio
Bruno Miller Theodosio
PhD candidate in Economics

Bruno Theodosio is a PhD candidate in Economics at The University of Utah. Bruno Theodosio has research interests in Political Economy, Statistical Equilibrium models and Macroeconomics.

Related